DORES NAS COSTAS, CAUSAS E TRATAMENTO.
Nem sempre as dores nas costas são sinônimos de doenças, é importante avaliar cada caso e sintoma para descobrir sua causa e tratamento. Mas na maioria das vezes, a má postura é o primeiro fator de risco para causar dor e desconforto. No caso de serem constantes pode se caracterizar uma inflamação, ou mesmo hérnia de disco. Esta lombalgia, como é conhecida, prejudica seu dia a dia e sua qualidade de vida. Saiba como evitar esse problema e viver muito melhor. Listaremos quatro causas mais comuns, além da má postura. Observe seus hábitos diários, evitando que pequenos fatores de risco possam gerar dor nas costas.
- Sedentarismo.
Ficar muito tempo sentado em frente ao computador ou dirigir sem realizar pausas e alongamentos pode ser muito prejudicial para a saúde das costas.
- Exercício físico em excesso, ou de maneira inadequada.
Assim como a ausência de atividade física pode ser prejudicial, o excesso dela também. Realizar muitas horas seguidas de exercício físico, principalmente atividades de alto impacto, podem causar fraturas e lesões na região lombar.
- Colchão
Colchões muito antigos ou de má qualidade podem ocasionar dor nas costas. Um bom colchão deve oferecer uma boa sustentação à coluna e manter um bom nível de conforto.
- Problemas de saúde.
As dores nas costas também podem indicar que há algum problema de saúde, como fraturas, lesões, degeneração dos discos da coluna. Outros quadros de saúde como apendicite, pedra nos rins e na vesícula também podem causar dores nas costas. Assim, ao sentir qualquer dor na região lombar, é fundamental ir até um especialista em coluna para que ele indique os exames, diagnóstico e tratamento mais adequados.
Consultar um especialista é fundamental, e seguir bons hábitos facilitam que sua rotina se torne melhor! Depois do diagnóstico existem tratamentos que auxiliam em seu bem estar.
- Uso de medicações (analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares);
- Suplementação de vitaminas;
- Fisioterapia;
- Alongamentos;
- Fortalecimento da musculatura;
- Evitar a sobrecarga da coluna lombar;
- Evitar longos períodos sentado;
- Procedimentos cirúrgicos em casos graves.
Guia Saúde Web