O que esta por trás da alergia de primavera.
A sinusite e a renite ficam afloradas nesta época do ano, a umidade baixa do ar contribui para surgirem os casos de problemas respiratórios. A diferença entre elas, é que a rinite é a inflamação da mucosa nasal, e a sinusite se caracteriza pela inflamação da mucosa dos seios da face.
Os principais sintomas de alergia na primavera são espirros, coriza, nariz trancado, olhos vermelhos, coceira nos olhos e no nariz. Algumas pessoas só têm crises nessa época pois é o período de polinização, e a quantidade de pólens no ar aumenta muito.
Para prevenir as crises alérgicas, a melhor maneira é evitar o contato com substâncias que causam alergia, como poeira, pelos de animais, fumaça de cigarro, produtos de limpeza e, em alguns casos, até perfumes.
Em relação à higiene da casa, o ideal é não usar a vassoura e, sim, passar pano úmido e aspirador. O ato de varrer faz com que as partículas de poeira fiquem em suspensão no ar por várias horas, provocando os sintomas. É muito importante manter os ambientes arejados e deixar o sol entrar, manter o ambiente limpo.
Para quem tem crianças, cuidado especial com os bichos de pelúcia: eles também podem acumular poeira, por isso, é importante evitar que eles fiquem no mesmo quarto em que a criança dorme.
Existem vários tratamentos para quem é alérgico, desde sprays nasais a antialérgicos. As alergias são doenças crônicas e não existe cura, porém, pode-se obter controle total da doença com o tratamento. Procure um alergista e faça os testes necessários para diagnóstico e orientação.
Guia Saúde Web