As infecções respiratórias
Elas surgem em qualquer região do trato respiratório. É possível atingir as vias aéreas superiores, como narinas, garganta ou ossos da face, e as vias aéreas inferiores, como pulmões e brônquios.
Normalmente, estas infecções são causadas por bactérias, vírus, ou fungos e provocam sintomas como: coriza, espirros, tosse, febre, entre outros. Em geral, são mais comuns no inverno, por causa das temperaturas mais baixas, mudanças bruscas de clima e temperatura. Há a tendência de as pessoas ficarem em ambientes fechados, com maior circulação e exposição aos microrganismos.
Para identificar uma infecção respiratória, é necessária a consulta com um especialista, que fará uma análise dos sintomas e uma avaliação clínica, e assim indicar o melhor tratamento, e os exames necessários.
Caso haja suspeita de infecções mais graves, como, COVID-19, pneumonia e tuberculose, ou dúvidas em relação à causa dos sintomas, é necessária a realização de outros exames, por exemplo: os de sangue (como hemograma), de escarro e cultura de secreções, além de raio X ou tomografia de tórax. Por isso a importância de procurar ajuda médica logo no início dos sintomas, facilitando o tratamento e maiores complicações.
A doença respiratória mais comum é a Gripe, muito conhecida pelas pessoas e causada pelo vírus da Influenza. É importante higienizar bem as mãos, evitar ambientes muito fechados, aumentar a imunidade, e há também vacina disponível na Rede Pública.
Em nosso site é possível encontrar clínicas e médicos especializados para realizar sua consulta preventiva e exames, assim o diagnóstico precoce auxiliará no processo de tratamento. A avaliação médica é muito importante!
Guia Saúde Web