A psoríase não é contagiosa. O preconceito, sim.
A psoríase é uma doença crônica da pele, não contagiosa, caracterizada pela presença de manchas róseas ou avermelhadas, recobertas por escamas esbranquiçadas. Sua causa é ainda desconhecida e embora exista uma predisposição familiar, não é necessariamente transmitida aos descendentes.
Apesar de não ser contagiosa, portadores sofrem com afastamento social. Não seja uma das pessoas que agem desta forma, a pessoa precisa ser acolhida e aceita como todos em sociedade. Não tem cura, mas tem tratamento. Casos leves e moderados (cerca de 80%) podem ser controlados com o uso de medicação local, hidratação da pele e exposição ao sol.
A doença surge principalmente antes dos 30 e após os 50 anos, mas em 15% dos casos pode aparecer ainda na infância. Existem algumas tipos da doença e características, por isso o diagnóstico para condução do tratamento é muito importante. Não basta seguir a mesma receita que outra pessoa esteja vivenciando, nem sempre o que é benéfico para um, é ideal no tratamento do outro.
Os fatores que estão envolvidos no aparecimento e evolução da doença são em alguns casos psicológicos, estresse, exposição ao frio, uso de certos medicamentos e ingestão alcoólica pioram o quadro. Por isso fique atendo aos sinais e procure um especialista o mais breve. Um dermatologista é ideal para poder identificar, classificar e indicar a melhor opção terapêutica caso a caso.
Nosso compromisso é com sua saúde!
Guia Saúde Web