Blog

17 MAI

A psoríase não é contagiosa. O preconceito, sim.

A psoríase não é contagiosa. O preconceito, sim.

A psoríase é uma doença crônica da pele, não contagiosa, caracterizada pela presença de manchas róseas ou avermelhadas, recobertas por escamas esbranquiçadas. Sua causa é ainda desconhecida e embora exista uma predisposição familiar, não é necessariamente transmitida aos descendentes.

Apesar de não ser contagiosa, portadores sofrem com afastamento social. Não seja uma das pessoas que agem desta forma, a pessoa precisa ser acolhida e aceita como todos em sociedade. Não tem cura, mas tem tratamento. Casos leves e moderados (cerca de 80%) podem ser controlados com o uso de medicação local, hidratação da pele e exposição ao sol.

A doença surge principalmente antes dos 30 e após os 50 anos, mas em 15% dos casos pode aparecer ainda na infância. Existem algumas tipos da doença e características, por isso o diagnóstico para condução do tratamento é muito importante. Não basta seguir a mesma receita que outra pessoa esteja vivenciando, nem sempre o que é benéfico para um, é ideal no tratamento do outro.

Os fatores que estão envolvidos no aparecimento e evolução da doença são em alguns casos psicológicos, estresse, exposição ao frio, uso de certos medicamentos e ingestão alcoólica pioram o quadro. Por isso fique atendo aos sinais e procure um especialista o mais breve. Um dermatologista é ideal para poder identificar, classificar e indicar a melhor opção terapêutica caso a caso.

Nosso compromisso é com sua saúde!

Guia Saúde Web

Matérias Relacionadas

A psoríase não é contagiosa. O preconceito, sim.

Apesar de não ser contagiosa, portadores sofrem com afastamento social.

As infecções respiratórias

Normalmente, estas infecções são causadas por bactérias,...

Tratamento de Síndrome de Down

As limitações de uma criança com síndrome de Down...

Buscas Relacionadas